António Filipe visitou o Presépio Vivo de Priscos, em Braga, o maior presépio vivo da Europa, acompanhado por apoiantes e pelo padre João Torres, a quem agradeceu a gentileza da visita.
O Presépio Vivo de Priscos foi destacado como uma expressão de participação popular, não apenas pelo elevado número de visitantes, mas sobretudo pelo envolvimento de centenas de voluntários da população local e de reclusos que asseguram a manutenção das instalações ao longo do ano.
Para além da mensagem de humanismo e de tolerância religiosa que transmite, foi sublinhado que o tema escolhido para este ano — deficiência e superação — visa sensibilizar para a importância da inclusão social e profissional.
A direita controla hoje todos os órgãos de soberania. Apoia-se no crescimento de uma extrema-direita fascizante, racista e xenófoba. Neste quadro as eleições para Presidente da República assumem particular importância”
Os centros de decisão do capital começaram cedo a preparar as próximas eleições para Presidente da República, com a valorização e projeção de imagens ou conceitos como “autoridade” ou “poder forte””
Outras candidaturas que se perfilam com apelos ao consenso e à moderação feitos por quem quer que tudo fique na mesma”
Perante as candidaturas já anunciadas, muitos democratas lamentavam com razão a falta de uma candidatura que se identificasse sem reservas com os valores de Abril. Essa candidatura faltava, mas já não falta. Aqui estamos”
Uma candidatura a Presidente da República não pode resumir-se a produzir declarações generalistas e inócuas, sobretudo na situação que o País atravessa”
Nas funções que assumi no âmbito da Assembleia da República, que foram muitas e diversas procurei sempre defender o projeto libertador de Abril o melhor que fui capaz.”
É a candidatura de um comunista, com a confiança e o apoio dos seus camaradas, mas rejeita que a queiram limitar às fronteiras de uma afirmação partidária.”
É a candidatura que denuncia o sistema capitalista como causa profunda das injustiças, das desigualdades e da exploração.”
É a candidatura que constitui o espaço de convergência de todos os que se revêem na Constituição independentemente das suas opções políticas e partidárias.”